O andebol feminino e os técnicos portugueses têm sido notícia diariamente. Caso raro, dirá a maior parte, para quem ainda se lembra que o apuramento inédito conseguido pela Professora Paula Marisa e seus pares para um europeu de uma modalidade colectiva feminina, apenas tinha dado direito a um dia/dois dias nos jornais portugueses.
No entanto, com a ida de dois verdadeiros treinadores de topo portugueses e campeões nacionais para duas equipas femininas tudo se alterou. Desde o dia que aqui noticiamos que Donner ía treinar o Gil Eanes, que diariamente se sucedem artigos nos vários jornais desportivos portugueses, sendo ainda destaque, a forma como hoje na Bola, o jogo de apresentação de Donner colocou em segundo plano um FC Porto - S. Bernardo a contar para a Liga.
Outro caso, é o do Professor Paulo Jorge, que irá treinar também o andebol feminino, neste caso, fora de portas, em Angola, as vice-campeãs Africanas do ASA, que hoje mesmo jogam com Petro de Luanda, na disputa da Supertaça angolana.
Ao Professor desejo todo o sucesso em mais esta aventura fora do nosso país!
Paulo Jorge Pereira iniciou a sua carreira de técnico de andebol nas camadas jovens do FC Porto em 1999 (depois de ter estado noutros clubes) tendo ganho alguns troféus. Entretanto, passou a adjunto na equipa sénior treinada por Pokrajack tendo assumido o lugar de técnico principal na época 2003/04 sendo Campeão Nacional logo na estreia (tri do FC Porto). Nessa época ganhou também a Supertaça e a Taça da Liga. Na época seguinte, ganhou pelo FC Porto a Taça da Liga e em 2005/06 (última época no clube) ganhou a Taça de Portugal batendo o Sporting na final. Em 2006 rumou a Espanha para treinar o Cangas e agora em 2008, novo desafio, mas no andebol feminino, em Angola.
"A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda joga com o Atlético Sport Aviação (ASA) hoje, às 16h00, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, na partida referente à IV edição da Supertaça.Em masculinos, no mesmo local, às 18h00, o 1º de Agosto mede forças com o Sporting de Luanda, para o mesmo troféu.As petrolíferas são as actuais campeãs nacionais, ao passo que o ASA foi finalista vencido da Taça de Angola. Um jogo em que a equipa tricolor é, teoricamente, favorita, mas tem de confirmar este estatuto na quadra da Cidadela. A equipa do ASA, por seu lado, também almeja a vitória e tudo foi feito durante a preparação para contrariar o favoritismo atribuído às adversárias." - António Cristóvão
Comentários
QUANTO AO ALEX DONNER, COMEÇOU UM NOVO CICULO NO ANDEBOL PORTUGUES E NÃO VAI FICAR PEDRA SOBRE PEDRA, NO FUTURO, É SÓ ESPERAR E AS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO CONTRA A SAD MADEIRA VÃO DEIXAR DE EXISTIR PORQUE VAMOS FALR MAIS DO JOGO E MENOS DOS DESIQUILIBRIOS. UM GRANDE DESAFIO PARA OS TREINADORES QUE HÁ ANOS RECLAMAM MAIS VISIBILIDADE NOS MÍDIA.
AC
A lista de técnicos conta com vários nomes de peso como Donner. Consensual e bem vindos no balneário leonino são os nomes de Armando Pires (treinador dos juniores e ex-internacional) e (espanta-se) surge o nome de Pedro Alvarez Soares.
Quem será o senhor que se segue?