OS LIVROS DE DOIS HISTÓRICOS DO ANDEBOL

São duas individualidades indissociáveis do nosso meio andebolístico. Têm em comum, os anos que despenderam em prol do Andebol e uma amizade de longa data. Agora mais alguma coisa os vai unir, pois em Abril, vão lançar cada um o seu livro.

Luís Santos, vai abordar o Andebol e "A vida num Jogo"; António Canelas, a fotografia numa "viagem sublime".
Segundo o site da FPA, "Vai ser lançado o livro "Luís Santos - A Vida num Jogo", da autoria do jornalista da RTP José António Fonseca (José Lopes).
O lançamento oficial acontecerá no dia 17, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, dia 18 no Auditório do IDP, no Porto e dia 19, na Casa Pedro Álvares Cabral / Casa do Brasil, em Santarém. A apresentação para a Comunicação Social terá lugar dia 14 de Abril, na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa. A apresentação do livro será feita pelo Director Executivo da Federação de Andebol de Portugal e Antigo Internacional de Andebol, Miguel Fernandes."
Já o livro de António Canelas, " Viagem Sublime", livro de fotografias, vai ter o seu lançamento
no dia 6 de Abril, pelas 18:30 horas, no Auditório Cultural do El Corte Inglés, em Gaia, com a presença do Autor e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de V. N. de Gaia, Dr. Filipe Meneses. A apresentação do livro ficará a cargo do Arquitecto Nuno Lacerda.
A Exposição das Fotografias, decorrerá entre os dias 3 e 18 de Abril de 2009, no Auditório Cultural do El Corte Inglés, em Gaia.
Fica aqui um extracto do livro:
"Poesia Visual

O Passadiço de Gaia foi e é uma fonte de inspiração inesgotável, de afectos e de emoções, de sensações espantosamente humanas, um esplendor gratuito nascido da luz, do mar, do vento, da areia e … dos seres humanos que nele se passeiam.Figuras humanas quase ausentes, mas paradoxalmente sempre presentes, na essência mesma do que somos, no que vemos e sentimos.Mas… as imagens perduram, inesquecíveis, parte integrante do nosso museu visual imaginário, levando-nos a novas viagens de descoberta e admiração, numa contínua surpresa para os sentidos.A Viagem é aqui uma visão pessoal, íntima, deliberada e obstinada, na procura da inspiração na natureza, nas formas into-cadas, no sentimento lírico e poético que ela em nós desperta.Por mim passou também a cor – o preto e branco. O encantamento mágico e o encantamento dos seus matizes, são para mim a forma mais colorida de visionarmos o mundo que nos rodeia e de, com simplicidade – a preto e branco – vermos a sua luz.
E essa visão estética de cor é bem explícita nessas imagens aqui presentes, que se tornam como que dramáticas ou pungentes, cheias de expressão e sentido, transmitindo-nos sensações múltiplas, simples e complexas, de uma rara, creio-o, beleza pictórica, inseridas num fundo deslumbrante e homogéneo (...)."
António Canelas
Para os dois, os meus sinceros Parabéns e votos de sucesso em mais esta iniciativa!




Comentários