REGULAMENTO GERAL

II TORNEIO

INTERNACIONAL DE ANDEBOL FEMININO

FESTAS DE S.JOÃO - ALPENDORADA

21 A 24 DE JUNHO 2012
1.   INTRODUÇÃO

O II Torneio Internacional de Andebol Feminino – Festas de S. João, em Alpendorada, Marco de Canaveses, vai decorrer de 21 a 24 de Junho de 2012, enquadrado nas festas da vila com o mesmo nome.
Pretende ser um evento desportivo, social e cultural, onde impere o fair play, a competitividade e o divertimento.

2.   ORGANIZAÇÃO/APOIOS

- ARC Alpendorada – Centro de Andebol Feminino
- Junta de Freguesia de Alpendorada
- Câmara Municipal do Marco de Canaveses
- Federação de Andebol de Portugal
- Associação de Andebol do Porto
- Agrupamento de Escolas de Alpendorada

3.   LOGÍSTICA/ALOJAMENTO/REFEIÇÕES

Ø  Pavilhão da EB 2,3 de Alpendorada

Ø  Pavilhão Municipal do Marco de Canaveses

Ø  Pavilhão da Escola Secundária de Alpendorada

Ø  Agrupamento de Escolas de Alpendorada


4.   INSCRIÇÕES/IDENTIFICAÇÃO

- As equipas participantes no Torneio devem fazer a inscrição até ao dia 8 de Junho de 2012, sendo o limite por escalão de 6 equipas, e dada prioridade por ordem de inscrição.

- O custo por atleta é de 40 euros e engloba 9 refeições, que incluem pequeno-almoço, almoço e jantar a partir do dia 21 à tarde. A dois oficiais de cada equipa (técnico e director) será oferecida a inscrição.

- A taxa de inscrição por equipa/escalão é de 40 euros.

- A Identificação dos participantes deverá ser feita com o cartão CIPA, à excepção das equipas estrangeiras que possam eventualmente participar e cuja identificação será feita através do passaporte.


5.   ESCALÕES ETÁRIOS FEMININOS

- Seniores – nascidasem 93, 92 …
- Juvenis – nascidas em 94, 95, 96
- Iniciadas – nascidas em 97, 98
- Infantis – nascidasem99, 00
- Minis – nascidasem 01, 02

6.   ARBITRAGEM

A Arbitragem do Torneio é da inteira responsabilidade da Federação de Andebol de Portugal.

7.   MÓDULOS COMPETITIVOS
Seniores / Juvenis / Iniciadas / Infantis/ Minis

1ª FASE

2 Grupos de 3 equipas no sistema de todos contra todos.


2ª FASE

3º Grupo A – 3º Grupo B (apura 5º e 6º a duas mãos)

Meias Finais:

1º Grupo A – 2º Grupo B

1º Grupo B – 2º Grupo A


3º/4º Lugar:

Vencidos
Jogo 1º Grupo A – 2º Grupo B / Vencedor do Jogo 1º Grupo B – 2º Grupo A


Finais:

Vencedor
Jogo 1º Grupo A – 2º Grupo B / Vencedor do Jogo 1º Grupo B – 2º Grupo A

Nota: os módulos competitivos podem ser alterados caso o número de equipas assim o justifique, de modo às equipas fazerem mais jogos.

8.1.      TEMPO DE JOGO - 1ª FASE

Seniores*/Juvenis / Iniciadas

3 partes de15 Minutos, com intervalo de 2 minutos entre as partes.
(é permitido apenas um time out)

Infantis / Minis

3 partes de10 Minutos, com intervalo de 2 minutos entre as partes.
(é permitido apenas um time out)

8.2.      TEMPO DE JOGO – 2ª FASE

Seniores / Juvenis / Iniciadas

Duas partes de 25 Minutos, com intervalo de 5 minutos entre as partes.
(é permitido apenas um time out)

Infantis / Minis
Duas partes de20 Minutos, com intervalo de 5 minutos entre as partes.
(é permitido apenas um time out)

*A Competição de Seniores será sexta, sábado e domingo.


8.3.      PONTUAÇÃO – 1ª Fase

Vitória em cada uma das partes – 3 pontos
Empate em cada uma das partes – 2 pontos
Derrota em cada uma das partes – 1 ponto
Derrota por falta de comparência – 0 Pontos

Em caso de empate na 1ª fase, o 1º critério de desempate é o jogo disputado entre as equipas empatadas; o 2º critério é total das partes ganhas; o 3º critério é a diferença de golos; o 4º critério são os golos marcados; o 5º critério são os golos sofridos.

8.3.1.        2ª FASE

Em caso de empate na 2ª fase, no final do tempo regulamentar, haverá prolongamento: duas partes de 5 minutos, sem intervalo, trocando as equipas de campo de imediato. Caso o empate se mantenha, proceder-se-á à marcação de livres de 7 metros.

1.      Série de 5 livres de sete metros com vitoria da equipa que obtiver mais golos.
2.      Série de 1 livre de 7 Metros até desempatarem (sistema de morte súbita).


9.      PRÉMIOS
9.1.           Taças para todas as equipas participantes.
9.2.           Taça para Melhor Defesa de todos os Escalões.

9.3.           Taça para Melhor Ataque de todos os Escalões.

9.4.           Prémio Individual para Melhor Guarda-Redes por Escalão.

9.5.           Prémio Individual para Melhor Jogadora por Escalão.
9.6.           Taça Disciplina para cada Escalão

10.  Taça Disciplina

a)    – Em caso de empate será atribuído ao melhor classificado
b)  -  Taça Disciplina - Cartão Amarelo  -   1 ponto

- 2Minutos            -   3 pontos
- Desqualificação– 10 pontos
c)    - O Amarelo e a expulsão dados a Oficiais,será contabilizado otriplo dos pontos.


11.  PROTESTOS E REGULAMENTO TÉCNICO

          - Conforme regulamentado pelo Regulamento Geral da FAP.



Comentários